quinta-feira, 11 de junho de 2020

MUSEU DE MINÉRIOS DO RN


Em um final de tarde festivo, foi inaugurado hoje (17-12-2014) o Museu de Minérios do RN. O espaço, que fica no Campus Natal-Central do IFRN, onde aconteceu a inauguração, foi construído através de parceria entre o Instituto, a Petrobras e o Governo do Estado. 
A solenidade de inauguração contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; do reitor do IFRN, Belchior Rocha; do gerente geral de Construção de Poços Terrestres da Petrobras, Francisco Alves de Queiroz Neto; da coordenadora do Museu, professora Narla Sathler, do IFRN; do diretor administrativo-financeiro da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Francisco Dimitrov de Melo; do diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo, além de autoridades das instituições parceiras, funcionários, servidores e alunos. A governadora chegou após o início da solenidade, pois estava em visita de trabalho ao município de Extremoz-RN. Até sua chegada, foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Silvio Torquato Fernandes. 
O diretor do Campus-Central enfatizou a importância das parcerias com o governo do estado e com a Petrobras para a consolidação do projeto, além do apoio da empresa a outros programas desenvolvidos na instituição, como o Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH). A coordenadora do Museu falou da diversidade de materiais expostos, lembrando da dificuldade em selecionar as peças do acervo, que serão constantemente trocadas. "Queremos que a incompletude paire sobre o Museu e faça o visitante sentir o desejo de sempre voltar, para sempre ver coisas novas", destacou a coordenadora.
"Existe uma grande marca dos profissionais formados nessa instituição no trabalho realizado pela Petrobras. Este Museu é uma perspectiva de futuro que se abre. Para a Petrobras é um prazer estar presente nessas ações", disse o gerente geral de Construção de Poços e Petróleo da Petrobras. Para o reitor Belchior Rocha, o espaço é também um atrativo turístico onde potiguares e visitantes de outros estados poderão conhecer a diversidade geológica encontrada no estado.
"Esse é um grande marco para o nosso estado e para nossa gente", declarou entusiasmada a governadora Rosalba Ciarlini. A gestora destacou ainda os esforços do governo do estado para o desenvolvimento do setor geológico e enfatizou o investimento no ensino técnico. "Acabo de vir da inauguração de um centro técnico em Extremoz e logo faremos as inaugurações em outras cidades", explicou Rosalba. A governadora comentou ainda sobre a possibilidade de uma cooperação entre o estado e o IFRN para aprimorar as ações das escolas técnicas estaduais que estão sendo lançadas.
Após as falas das autoridades, aconteceu o descerramento da placa. Em seguida, o Museu foi aberto à visitação das autoridades e dos demais presentes à solenidade de inauguração.
FONTE - IFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
UMA COMUNIDADE SEM CULTURA, NÃO TEM NENHUMA PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO E DE DESENVOLVIMENTO E TENDE, CASO NÃO PROCURAR FAZER PARTE DA CULTURA, A DESAPARECER DO MAPA. A CULTURA É O CONHECIMENTO, A ARTE, AS CRENÇAS, A LEI, A MORAL, OS COSTUMES E TODOS OS HÁBITOS E APTIDÕES ADQUIRIDOS PELO HOMEM NÃO SOMENTE EM FAMÍLIA, COMO TAMBÉM POR FAZER PARTE DE UMA SOCIEDADE COMO MEMBRO DELA QUE É. CADA PAÍS TEM A SUA PRÓPRIA CULTURA, QUE É INFLUENCIADA POR ÁRIOS FATORES. A CULTURA BRASILEIRA É MARCADA PELA BOA DISPOSIÇÃO E ALEGRIA, E ISSO SE REFLETE TAMBÉM NA MÚSICA, NO CASO DO SAMBA, QUE TAMBÉM FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA. NO CASO DA CULTURA PORTUGUESA, O FADO É O PATRIMÔNIO MUSICAL MAIS FAMOSO, QUE REFLETE UMA CARACTERÍSTICA DO POVO PORTUGUÊS: O SAUDOSISMO. ESTE É O LV BLOG DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS. ESTAMOS BEM PRÓXIMO DE ALCANÇAR NOSSO OBJETIVO, O DE CRIAR 62 BLOGS.